domingo, outubro 23

PURO PRAZER #165


False Ceiling, Richard Wentworth

“Já há muito que vos dedicais a compenetrar-vos da vossa existência. Cuidadosamente, etiquetais, classificais, limitais as personagens que vos aparecem, e a vossa própria. Munidos de lentes finas e sem hastes, ides procurando, míopes e atentos, todas as diferenças. O cuidado com que os pintores do vosso século XVI contornavam as figuras, também o tendes vós em relação ao vosso espírito. Às vezes, quando me encontro só, folheando um desses livros a que atribuís algum valor, esquecendo com as sombras da noite uma angústia hoje familiar, fruo um gozo raro ao meditar na vossa caça ao indivíduo e nos esforços que fazeis para reter uma presa tão preciosa. Porque se é certo que vos encontrais a vós próprios, é tão só à maneira desses magos que, depois de haverem invocado os demónios, vêem o seu quarto invadido por inúmeros seres cornudos e despertam, muito mais tarde, sob pilhas de livros. Eles sentem uma grande dor de cabeça. Não que os livros os tenham magoado, mas recordam-se de que os diabos se disputavam e se batiam, porque cada um deles queria ser único e verdadeiro, o que induz em novas dificuldades tais feiticeiros engenhosos.”

A Tentação do Ocidente, André Malraux. Ed. Bertrand, 2005.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que excerto tão... tão diabólico... quase que a inflingir o "tocai-vos seres medíocres!" :)

rosa

gm disse...

Ah ah boa, Malraux assume uma dupla face ao assumir a perspectiva crítica ao ocidente pelos olhos de um oriental para depois justificar-se pelos olhos de um ocidental!É um pequeno livro mas muito bem recheado ;)

Anónimo disse...

É um filósofo político existencialista, um crítico que pensa sobre a condição humana e que passa a vida em constantes procuras espirituais. Já li qualquer coisa sobre ele, acho que em Sartre ou André Breton.
O mesmo que diz "Cristo foi o único anarquista que teve sucesso" ;) eheh.
Bjux
Rosa

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Accutane effects florida lawyer side boating licence ontario mortgage interest rate for boating industry ontario lotto 649 results Bose audi radio code Buy domain nexium online.bigsitecity.com lexus mccall sterling tranny get fucked Timeshare bad reports time shares club greece Ass ramers Gps units for jogging boating licences ottawa boating video games Business cards hanford Building cellular phone repeater boating ropes Extreme acne prevention