sexta-feira, setembro 9

CHÁ QUENTE #99

"Ponta Delgada é um município marcado por grandes assimetrias entre uma periferia crescente - por vezes em regime de dormitório - e um centro e freguesias rurais estagnadas ou minguantes.
A ideia de privilegiar as freguesias rurais em iniciativas de geração e estímulo de emprego tem assim todo o sentido e inscreve-se na mesma lógica original do Fundo de Coesão da UE.
Existem lógicas ligadas à motorização da nossa vida económica que fomentam este tipo de assimetrias, mas não é por isso que deixa de ser importante reagir a essas lógicas, aproveitando o que elas têm de positivo, mas corrigindo o que nelas há de negativo, em vez de as potenciar, agravando os seus efeitos nefastos."

Fundos de coesão, por Paulo Casaca

(... um óptimo artigo com uma excelente ideia, a ler com atenção)

2 comentários:

Vulcam disse...

Seu Guilherme será que o projecto de PDL deve acentuar a redistribuição, via fundos de coesão vários, ou a eficiência? Será q necessitamos de mais mercado e mais crescimento ou de redistribuir o bolo?
Ou será q precisamos de combater as ineficiências, a corrupção, as negociatas para poder gerar mais riqueza para todos.
Quais são os projectos publicos geradores de riqueza e motores de desenvolvimento? Os q fomentam a especulação imobiliária ou os q melhoram as estruturas económicas?
A Canada Marginal da Shell ou a recuperação da rede municipal existente?
As Portas do Mar ou a expansão do porto comercial para St. Clara com novos aterros para melhorar a logística e eventualmente um segundo cais?
E a qualidade de vida? Promove-se com um aterro insanitário que ardeu semana sim semana sim durante este verão? Para isso já tinhamos a lixeira!
E qualidade dos transportes públicos?? As Bertinhas parecem latas de sardinha e para o Norte da ilha é preciso sorte para adivinhar quando passa uma caminheta.
etc... etc...

gm disse...

Amigo Vulcam,
penso que a receita pode ter as duas vertentes não vejo como será uma exclui a outra?
E já agora também precisamos pessoas como o Sr. a escrever, fiscalizar, opinar ...(essas gray celuls já devem estar fartas de jardinar eheheh)
Abraço