sexta-feira, setembro 16

CHÁ QUENTE #103


Manuel de Arriaga, Columbano


Venho abismado de Lisboa. Ouvindo gritar em Alcântara, antes de se por em movimento a multidão
- A Belém! A Belém!
e depois
- Ainda é cedo! Ainda é cedo!
Acerquei-me de um dos indivíduos que soltaram este segundo grito e perguntei-lhe, para entrar no conhecimento do que se tratava, fingindo que era daqui, porque não havíamos de ir já. Respondeu-me que era caso muito grave e que só se justificava completamente se em 5 de Outubro o velho não saísse.
- Mas se sair havemos de poupá-lo.
- Certamente. Acabará os seus dias sob o peso apenas do desprezo público, e nós ficaremos dispensados dum espectáculo semelhante ao do conde de Basto em Coimbra…
O conde de Basto foi arrastado e desfeito nas calçadas de Coimbra, pelos liberais triunfantes. Parece que o povo tem compreendido que a origem do seu mal-estar social e político é o Presidente da República.
É pavoroso
!”


Carta anónima a Manuel de Arriaga, In Correspondência Política de Manuel de Arriaga. Livros Horizonte, 2004.

(...já que tanto gostam de homenagear o homem ao menos que tirem lições do seu tempo!)

7 comentários:

carlos disse...

Com montes de "a propos", Guilherme.
Como se já não bastasse o ridículo de "panteonizar" o Manuel de Arriaga (sobretudo quando não se faz nada nesse mesmo sentido pelo Antero de Quental), ainda vão comemorar o 1º aniversário da ridicularia.

gm disse...

...é assim com os «fayais» encalhados numa soberba de passado que lhes suga o presente e tolhe o futuro!
Alguém lhes explique que, por muito que lhes doa o hemorróidal, o que lhes salvará é a cooperação com o Pico e Sjorge!

Caiê disse...

Convinha, porém, que as CM do Pico se entendessem entre si, por exemplo... ;)

Parece-me bem que todo o Portugal se assoberba do passado e está tolhidinho...

E quanto às ilhas, mais tolhidas ficaremos, enquanto perdermos tempo em criticar umas às outras, tipo concurso de bairros de Lisboa em tempo de marchas sanjoaninas, em vez de fazermos algo de conjunto.
Mas isso nem lembra ao Diabo mais velho...

carlos disse...

...eu até consigo perceber a "soberba" faialense, o legítimo orgulho que tem pelos filhos da terra.
O que me deixa perplexo é o seguinte:
1. Alguma falta de tacto do PGR ao patrocinar políticamente a "panteonização" do Manuel de Arriaga.
2. A "ética" republicana e intitucionalista que presidiu à iniciativa, isto é, bem vistas as coisas, Manuel de Arriaga só foi "panteonizado" porque foi o 1º Presidente da República Portuguesa. Ora o seu irmão José de Arriaga Brum da Silveira, autor, entre outras obras, da "História da Revolução Portuguesa de 1820", cujo significado doutrinário e ideológico para o republicanismo português importa bastante mais, não foi tido nem achado para o assunto.
3. Acho deplorável, à luz deste precedente, que o PGR não assuma a iniciativa política de propôr a "panteonização" de um dos verdadeiros fundadores históricos do socialismo em Portugal, Antero de Quental. Será o suicídio que ainda os cobre de pudores?

gm disse...

Carlos, se fosse só o legítimo orgulho dos filhos da terra ...
Vejamos a questão do PGR. Penso que as suas últimas declarações, promovendo um pólo de estudos na cidade da horta, demonstram vontade de ir mais além do que a simples «panteonização».
Isto só que vem ao encontro da minha tese de que o fayal vive de mão estendida no presente com os olhos fitos no passado. Foi preciso o PGR dizer que é preciso fazer mais alguma coisa que a simples casa-museu que a sociedade civil fayalense pretendia para se dar algum sentido a este movimento «panteonizador» ...
Quanto a Antero ...vamos a ele meu Caro, vamos a ele...

Caiê acho que percebes a minha perspectiva ...ainda assim relembro a minha ascendência fayalense ihih ;)

Caiê disse...

Eu de modo algum tomei isso como crítica aos faialenses (veja que não coloco o aristocrático "y"!eheheh), ainda que tenha pensado 3 vezes antes de me sentar hoje, dada a referência tão concreta feita ao hemorroidal.:)


Mas como já lhe disse, tenho família nascida em todas as ilhas, excepto no Corvo e em Santa Maria (que eu saiba), pelo que seria ridículo da minha parte andar a pensar em rivalidades dessas. Além de que acho o local de nascimento algo puramente acidental.

;)

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Volvo s80 t6 twin turbo financial planning practices for sale The queen of bingo play Running of the nudes Grapeman print cartridges bally dixieland bingo international bank sign up bonus las vegas bingo supply buy cheap bextra cheap bextra bextra online Download spyware remove Care for hand eczema Botox effect Casino roulette franais