quarta-feira, março 9

PURO PRAZER #73


Pentesileia & Aquiles

“Pentesileia: (…) Quero vê-lo prostrado aos meus pés, revolvendo-se no pó, a esse petulante que, neste dia de combates gloriosos, me veio perturbar, como ninguém o fizera o entusiasmo guerreiro. Será essa a triunfadora, a terrível, a orgulhosa rainha das Amazonas, de quem brônzea couraça que lhe reveste o peito reflecte a imagem, quando dele me aproximo? Acaso não me sinto eu, amaldiçoada por todos os deuses, à vista deste herói, e só dele, precisamente quando o exército dos Gregos foge em debandada à minha frente, como paralisada, ferida no mais íntimo de mim – eu, vencida, derrotada? E se não tenho seio, onde a sede do sentimento que me deixa prostrada? Quero precipitar-me de novo no tumulto da batalha, onde ele me aguarda com um sorriso, um sorriso trocista, e vencê-lo, ou, então, morrer!”

Pentesileia, Heinrich von Kleist. Porto Editora, 2003

(Para perpetuar a raça, as Amazonas têm de unir-se aos guerreiros a quem vençam em combate, mas o amor está-lhes vedado. No entanto, quando o exército das Amazonas investe pelo meio da guerra de Tróia, confundindo gregos e Troianos, a Rainha deixa-se apaixonar pelo Herói seu inimigo. A luta amorosa e o amor da luta projectam-se num cenário pressago e electrizante, que realça a grandeza selvagem e incomparável da obra-prima de Kleist, o qual, contrariando a lenda, faz Aquiles morrer às mãos da amada, capaz, simultaneamente, da doçura mais feminina e da mais louca e crua violência.)

3 comentários:

Maria Graça da Silveira disse...

GM, é fantástico o texto, e tenho que admitir que é fácil reconhecer-me em alguns dos sentimentos descritos. Agora, francamente, quem é que acha que no CdG poderia ser o Aquiles? O FJV ou o JNeto????

gm disse...

...que universo tão reduzido, a minha imaginação não está formatada para esses! Volte sempre...;)

Anónimo disse...

best regards, nice info Porsche 993 supercup lotto 749 Adverse side effects with wellbutrin adhd college scholarships http://www.adidas-shoes-4.info/Tennis_shoes.html Hot tub slut