terça-feira, janeiro 18

CHÁ DAS CINCO #14


PORTUGAL, HOJE - O MEDO DE EXISTIR, José Gil

Depois da dose dupla de Compromisso Portugal no domingo, e da dose quadrupla de senadores ontem à noite, instei-me a ler a entrevista de José Gil (a última edição da revista francesa "Nouvel Observateur" considera-o um dos "25 grandes pensadores de todo o mundo") à Pública deste fim-de-semana, que aconselho, e da qual deixo, como aperitivo, este início:

"Pública - Depois da leitura do seu livro, é impossível não se ficar deprimido.
José Gil - Hesitei muito antes de o publicar. Decidi fazê-lo, porque acho que estas coisas devem dizer-se publicamente, e não apenas em circuitos fechados, como habitualmente. E também porque penso ter encontrado um fio condutor, que dá unidade a tudo o que afirmo.
P. - É aquilo a que chama "não inscrição". Que significa?
R. - Significa que os acontecimentos não influenciam a nossa vida, é como se não acontecessem. Por exemplo, quando uma pessoa ama, esse sentimento não afecta a outra pessoa, objecto do amor. Quando acabamos de ver um espectáculo, não falamos sobre ele. Quando muito, dizemos que gostámos ou não gostámos, mais nada. Não tem nenhum efeito nas nossas vidas, não se inscreve nelas, não as transforma. Ainda outro exemplo: o primeiro-ministro, Santana Lopes, classificou a dissolução da Assembleia da República pelo Presidente como "enigmática". Não disse que era incorrecta ou injusta, mas "enigmática", o que é a forma mais eficaz de a transformar em não-acontecimento.
P. - E, não tendo acontecido, ninguém é responsável.
R. - Exactamente. Pode-se continuar como se nada se tivesse passado. Os acontecimentos não se inscrevem em nós, nem nas nossas vidas, nem nós nos inscrevemos na História. Por isso, em Portugal nada acontece. (...)"

7 comentários:

gm disse...

Ora essa António José, eu é que agradeço a visita.

Dsousa disse...

Se quiseres dar uma olhadela ao "Medo" do josé Gil, ele está aí a chegar na volta do correio. Se quiseres deliciar-te com um capítulo excepcional sobre a inveja em Portugal, de um livro mais antigo do mesmo autor, também se pode dar um jeito.
Entretanto, entre o "nada" de José Gil e o "Ninguém" do Garrett, lá vamos sobrevivendo!

gm disse...

Obg Dr. Dionísio, tb já mandei vir o Medo. Quanto à Inveja terei todo o gosto.
Abraço

Anónimo disse...

Bom, bom! E o Eugénio de Andrade faz hoje 82 anos! Que tal um post no chá verde, caro gmarinho? JOEANOLINO (de volta depois de uma semana atarefadíssima como podes imaginar).

Andre Bradford disse...

Correndo o risco de dizer uma heresia, não sou fã do senhor, sem com isso ousar sequer por em causa a sua competência e capacidade. Julgo que sofre de um incontido desejo de estar além, acima de tudo o que é do homem.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it process making of contact lens Turbo peugeot 206 opex voip Cooking classes high school students Earthlink email spam blocker changeling contactlinse Weight loss liquid supplement Lipitor legs Air conditioner toyota evaporator

Anónimo disse...

best regards, nice info discount mexican pharmacy that sells modafinil or provigil domain names Junk fax broadcasters State farm insurance claim dispute california culinary school Diet pills that you take before bed football rules Call center agencies Discount drive hard laptop Fat loss sprints