segunda-feira, dezembro 13

CHÁ DAS CINCO #10


E nós por cá na maior ...

Sei que este assunto é um ninho de vespas mas não me vou calar:
Sempre fui um grande defensor dos bailes do Coliseu e sou um acérrimo defensor das tradições da nossa Região. Mas a defesa da tradição tem limites, e no caso do reatamento dos bailes de carnaval no Coliseu tem o limite do interesse público. A verdade é que não posso conceber que tendo sido investidos 6 milhões de euros naquele espaço privilegiado para espectáculos de qualidade nacional e internacional (como tão pomposamente anunciam já para 2005), se vá agora sujeitar um bem comum (da ilha inteira e mais quem vier) à erosão, desgaste e exposição de fumos, bebidas, líquidos inunciáveis, comida (mantêm-se as cestas?) e sabe-se lá mais o quê durante 3 dias, com possíveis danos irreparáveis a curto e médio prazo...desculpem lá mas, neste momento só consigo dizer: Ao diabo com os bailes do Coliseu!

21 comentários:

Nuno Barata disse...

Eu não gosto dos bailes do Coliseu, mas eu pertenço a uma minoria. Os bilhetes, ao que me foi informado, já estão todos vendidos.
Na minha opinião, não fazia sentido recuperar o Coliseu e não fazer os bailes.
Este teu post parece-me um pouco tendencioso e muito pouco democrático.

gm disse...

Tendencioso pq? Por ter sido uma promoção da CMPDL? Era o que mais faltava fazer esse tipo de política rasteira aqui no chá verde, pensei que já tinhas percebido que não entro nessa onda.
É pouco democrático achar que os 6 milhões de contos não são para ser estourados em bailaricos? Não percebi essa!

nuno mendes disse...

Companheiro,

Não foram os anteriores bailes de Carnaval que levaram o Coliseu ao estado em que se encontrava. Os bailes (dos quais eu nem sequer sou fã) são uma tradição. O Coliseu foi recuperado para poder proporcionar os bailes e outro tipo de actividades "pesadas", género circo ou concertos de música rock. Servindo assim de complemento ao estilo mais erudito do Teatro Micaelense. Abençoada guerra cultural PS Vs Berta Cabral, é o que tenho para dizer!

Alexandre Pascoal disse...

«...espectáculos de qualidade nacional e internacional...». Meus amigos pago para ver!...

gm disse...

Estou mais escandalizado ainda...«bailaricos, espectáculos circo e rock»? Onde está a direita do rigor financeiro e da sustentabilidade dos recursos disponíveis? Ah pois é...
Já agora o que é por mais evidente, e como realça o Nuno Mendes (dispenso o «companheiro»), é que vamos assistir a uma guerrinha cultural (tipo Angra/Praia) com a marcação de eventos para as mesmas datas e situações similares ...e depois queixam-se das salas vazias!Abençoadas cabeças...

Nuno Barata disse...

Guilherme
Dois pontos
Antidemocrático porque não queres que i«os seis milhões sejam usufruidos por uma larga maioria de cidadãos.

Quanto à questão da sobreposição de programas isto não acontecerá, se houver bom-senso.

Quanto ao tendenciosismo, a tua justificação não melhorou nada a minha opinião. Foste tendencioso e tendes a ser bairrista, uma coisa que acontece muito a pessoas de São Miguel que vão viver para outras Ilhas. Afirmam-se nelas por oposição a São Miguel.
Eu não quero saber se é a Berta ou o Ponte, a Ana Decq Motta ou o José Andrade. Eu quero é saber que POnta Delgada ficou com duas optimas salas de espectáculos e tem obrigação de se colocar no centro das rotas da cultura universal. Venha circo de qualidade, venha Ópera, venha até o La Féria. Mas venha muita cultura.

gm disse...

Caro Nuno,
Subscrevo o:
"Eu não quero saber se é a Berta ou o Ponte, a Ana Decq Motta ou o José Andrade. Eu quero é saber que POnta Delgada ficou com duas optimas salas de espectáculos e tem obrigação de se colocar no centro das rotas da cultura universal. Venha circo de qualidade, venha Ópera, venha até o La Féria. Mas venha muita cultura."
e, se ainda não percebeste que eu defendo isso, "Batatas"!
Quanto à rotulagem...as palavras ficam com quem as profere, mas fizeram-me rir às gargalhadas ahah bairrista e com problemas de afirmação...

Anónimo disse...

Caro Guilherme!

Com a sala esgotada e com os preços que se estão cobrando, penso que os desgastes estão cobertos...
Teremos é que verificar se realmente não se deixa o Coliseu da maneira que estava.

RX

gm disse...

Caro RX
Espero que os micaelenses (os residentes já que os não residentes parece que não podem botar palavra) estejam atentos e intervenientes
Obg pela visita

Nuno Barata disse...

Caro Guilheme
Não metas na minha boca palavras «que eu não disse.
Já vi que contigo não dá para falar de assuntos mais leves, estás destinado só á grande politica. Hacvemos de nos encontrar nas voltas.

gm disse...

Caro Nuno,
Não tenho memória de me ter furtado a qualquer discussão contigo. Limitaste-te a atirar epítetos e certezas absolutas. Sendo que os rótulos não me pareceram fundados e fundamentados (tendencioso, bairrista e com problemas de afirmação são palavras tuas) tu lá saberás das tuas razões
Quanto ao mais...nada, és sempre bem vindo seja na alta ou na baixa (esteja eu talhado ou nem por isso) política ou não.

Anónimo disse...

Olá, é a primeira vez que faço aqui um comentário, mas a este não consegui resistir.
Sempre frequentei os bailes do Coliseu e a meu ver o desgaste do edificio nada tem a ver com a pobreza de espirito das pessoas que ele frequentam.
Em primeiro lugar esquecem-se de comentar o que tanto foi comentado na inauguraçao do teatro micaelense, ou seja, "bilhetes para cunhas", venderam bilhetes em dois dias (eu ca nem sabia que estavam a venda), em segundo lugar sempre detestei as ditas "cestas" que obviamente as pessoas insistem levar como se fossem para um passeio as furnas...em terceiro lugar os excessos que existem sempre com bebidas alcoolicas, mas todos esses factores sao criados pelos frequentadores, mas obviamente que a direcçao deveria tomar medidas e criar maneiras de resolver estas questões. Bem não querendo massacrar mais...Eu não frequento mais estes bailes, por ja ter visto figuras tristes por demais em minha vida...Olha para isso aumentem o preço dos bilhetes, quem sabe assim as pessoas não dão mais valor aos 6 milhões de euros gastos e a propria direcção assim verá aumentada a sua obrigação de melhoramento das condições, fazendo com que haja selecção e até ideias para excluir os "alcoolicos" e os "pinguins de cesta"
Cumprimentos

gm disse...

Caro(a) anónimo(a)
Obg pelo contributo volte sempre e...não se acanhe!

Nuno Barata disse...

Não fora um comentário de um anónimo e eu concordaria na plenitude.
se puder dar uma ajuda nessa coisa dos bilhetes por cunha eu agradecia, é que fui um dos que levantou o problema em relação ao Teatro e gostava de manter a minha coerência.

Anónimo disse...

quantos computadores se compravam com 6 milhoes de euros???? Ha tradiçoes que acabam e ha interesses prioritarios. Ezequiel

Anónimo disse...

Quantos computadores e que se comprava com 6 MILHOES DE EUROS??? Caro Nuno, ha tradiçoes que acabam. E os interesses prioritarios? Ezequiel Nao fazia a minima ideia que a renovaçao do Coliseu vai custar 6 milhoes.

Anónimo disse...

6 MILHOES?!?!?!?

ISTO E DE DOIDOS

PRIORIDADES (COMPUTADORES PARA AS ESCOLAS ETC)????????????????????????????????

gm disse...

Ora prioridades prioridades ...alguma vez soubemos o que queríamos?

Anónimo disse...

Bem pode haver quem não saiba o que quer, mas eu saberia o que fazer com 6 milhoes de euros....)
So acho que o Coliseu é um edificio que nao tem preço...Se começarmos a pensar nas escolas, nos hospitais, nas creches, nas ruas, nas estradas, etc etc etc, Já estou mesmo a ver todos nós a chorar pelos cantos...está tudo um caos

Anónimo disse...

Já não percebo nada. O que é que está mal? A Recuperação do Coliseu como grande Sala de Espectáculos? Ou fazerem os Bailes depois de recuperado?
Não creio que tenham recuperado o Colisau só por causa dos Bailes. Sendo assim, acharia uma grande estupidez estes não se realizarem, uma vez que, são uma grande tradição e além disso podem pagar-se a si mesmos.

RX

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »