sexta-feira, novembro 5

PURO PRAZER #22



"O Criador sentou-se no trono, a pensar. Por trás Dele, estendia-se o infinito e íngreme continente celeste em toda a sua luminosa e colorida glória; diante de si como um muro, levantava-se a negra noite do espaço. O seu poderoso vulto erguia-se escarpado e montanhoso no zénite onde a Sua divina cabeça resplandecia como um Sol distante. A seus pés prostravam-se três colossais silhuetas, diminuídas quase até à extinção, graças ao contraste, pois não passavam de arcanjos, cujas cabeças estavam ao nível do Seu tornozelo.
Quando o Criador acabou de pensar, exclamou:
«Pensei. Olhai!»
Ergueu a Sua mão e dela brotou uma cascata de labaredas, um milhão de magníficos sóis que esfarraparam a escuridão e se alcandoraram para longe, para longe, cada vez mais longe, diminuindo em magnitude e intensidade ao atravessarem as longínquas fronteiras do Espaço, até que, finalmente, se tornaram pontos diamantinos brilhando sob o curvo e imenso tecto do universo (...)"

In Cartas da Terra, Mark Twain. Ed. Mareantes, 2004.

(Um dos melhores começos literários que conheço, para um desejo de bom fim-de-semana a toda a blogosfera, recomendando uma especial atenção a estes rapazes que amanhã fazem anos)

4 comentários:

Francisco disse...

També acho que é um texto de início de obra fabuloso! Bom fim de semana aí na Terceira e lamento não poderes também estar no jantar do Ilhas...

gm disse...

Falhei no fds!:(

Anónimo disse...

What a great site » »

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »