terça-feira, novembro 9

CHÁ DAS CINCO #4




"(...) Hoje o mundo é do seu verdadeiro tamanho. Nem uma polegada a menos nem uma ilusão a mais.
Das cinco partes da Terra todos regressam aos territórios das suas próprias colectividades. O mundo está o mesmo por toda a parte. A realidade é sempre a mesma em todos os lados do mundo. É impossível fugir da realidade. E quer queiramos ou não, hoje temos de ser todos profetas na nossa própria terra.
Acabaram-se as iniciativas particulares. Acabaram-se os caprichos dos viajantes isolados. Acabaram-se os génios que cantavam chorando a solidão dos indivíduos. Hoje pedimos todos à uma, a colectividade que nos represente, a colectividade a que temos direito, que é ela mesma a nossa colectividade, o nosso próprio a único direito à vida.
Queremos a colectividade portuguesa à altura de si-própria, vista de todos os lados da terra. Que cada português, dentro ou fora da nossa terra, seja o perfeito indivíduo da nossa própria colectividade (...)"

In Direcção Única, José de Almada Negreiros, 1932

(Post de militante concordância dedicado ao Nuno Barata)

3 comentários:

Nuno Barata disse...

Não sei se deva agradecer se ripostar. Almada, sempre Almada foi um autor multifacetado que marcou o Sec.XX. Contudo, o chamado movimento futurista não passou disso mesmo um pequeno movimento de dois ou três pensadores. Será cedo para saber se essa geração (2 ou 3, mais 2 do que 3) foi um verdadeiro movimento filosófico. A sua liberdade era mais libertinagem do que liberdade. Hoje um Manifesto Anti Dantas seria um exercício abjecto, de ataque pessoal e de violação das liberdades do seu alvo, seria intolerável.

gm disse...

Isso são questões de forma! Interessa-me o pensamento e a prática afirmativa do mesmo. Então como agora.PUM! ahah

Anónimo disse...

This is very interesting site... »